Abigai

Junho 18 2010

 

Decorreu ontem a festa de finalista do G....

Finalista?

Pois é, já quando terminou o infantário e antes de ingressar no 1º ciclo, teve direito a uma festa de finalista com cartola e bengala, como manda a tradição.

Tradição?

Pois é, agora as crianças são finalistas quando terminam o ensino pré-primário e finalistas quando terminam o ensino básico.

É claro que para nós, pais, é giro, é bonito, enche-nos de orgulho, mas não será exagerado?

Ainda agora iniciou a aprendizagem, ainda tem muitos anos pela frente, muitas dificuldades e barreiras a ultrapassar, etc., mas já é finalista!

Não vou dizer que não gostei, é claro que adorei ver a alegria do G. sobretudo no término de um ano difícil, penoso, repleto de obstáculos, o brilho nos seus olhos, o orgulho que transpirava dele...

É claro que gostei.

Mas não me parece muito certo.

Não será desvirtualizar a essência das festas de finalistas universitários?

Os finalistas universitário, usam com o traje académico, no tradicional cortejo da Queima das Fitas, uma cartola e uma bengala com as cores da sua instituição académica como sinal de terem chegado ao fim da vida de estudante.

Mas na verdade, o G., como os seus colegas, ainda tem uma caminhada muito grande pela frente.

Não vou contudo negar que a cerimónia foi muito bonita, bem organizada pela escola e pela professora e até teve direito à presença do presidente da junta de freguesia que entregou os diplomas aos meninos e meninas que tinham na assistência pais e familiares todos babados!

Achei fantástico o Livro de Curso, para mais tarde recordar, com fotos dos colegas, da professora, dedicatórias de todos inclusive dos pais e amigos, um trabalho laborioso totalmente elaborado pela professora, nas suas horas livres, e no qual está bem patente a dedicação e o carinho que sem sombra de dúvida tem pelos "seus meninos", como gosta de dizer.

 

publicado por Abigai às 17:11

Eu acho interessantes estas festinhas, as crianças adoram e os pais ficam contentes, penso que o erro está no nome que se lhes dá, porque finalistas só mesmo aqueles que chegaram ao fim da seu percurso estudantil. Deviam inventar outro nome para este tipo de celebrações.

Beijos
Manu
Existe um Olhar a 18 de Junho de 2010 às 19:44

Olá querida Anabela! concordo com a Manu, estas festas são o culminar de uma etapa que não dev ser menosprezada, cada uma tem o seu valor...e para os pais e para as crianças são motivo de orgulho! no entanto deviam ter outro nom, já que «finalista» como sublinhas é o universitário que chega ao fim do seu percurso (se bem que há os que não seguem cursos superiores e completam no entanto um percurso de estudante) De qualquer modo é uma festa bonita e fica na memória!
E estava muito giro o Livro, a cartola e tudo! imagino o G! delirante não? além disso para ele e para vós pais, não deixa de ser uma vitória! parabéns!
beijos grandes e bom fds!
energia-a-mais a 18 de Junho de 2010 às 21:36

...desculpa, reparei que comi algumas letras das minhas frases, ooops!
deve ser do barulho de fundo lol
energia-a-mais a 18 de Junho de 2010 às 21:37

Só para os ver orgulhosos de si mesmos e do trabalho que desenvolveram já vale a pena. Também lhes deve dar a noção das etapas que vão passando e que ainda estão para vir...
beijos e mil sorrisos
:o)))
mil sorrisos a 18 de Junho de 2010 às 21:54

A minha E. também é "finalista"! Tal como o G. vai ara o 1º ano em Setembro. Amanhã será a festa da escola dela e do mano ( que é iniciante). Sei que no anterior entregaram diplomas, e levaram capa. Este ano ninguém falou de nada. Dançar e cantar sei que vão, o resto descobrirei amanhã. E como eu gosto de dizer: Um pequeno passo para o mundo, mas um enorme para os meus ninos ( e para os papás babados!).
Beijocas ;)
C. a 18 de Junho de 2010 às 23:08

Olá Linda.
Eu concordo contigo, é bonito, é giro, pais e filhos ficam todos contentes, porque é mais uma etapa da vida deles ultrapassada com sucesso. Mas acho que é um bocadito exagerado, no que diz respeito às fitas... No meu tempo não havia estas coisas, finalistas só mesmo no 12ºano e na universidade. Mas pronto mudam-se os tempos, mudam-se as "vontades".
O que interessa é que eles gostem e que se divirtam.
Beijocas grandes.
Ângela Raquel a 22 de Julho de 2010 às 23:17

Olá, estou a estudar Português e eu aconteceram em seu blog que bom!
crema seno a 3 de Setembro de 2010 às 12:51

Olá, bem-vinda ao meu pequeno espaço, espero que goste e que ajude na aprendizagem do português!

Anabela
Abigai a 4 de Setembro de 2010 às 12:46

Porque foi a primeira palavra do meu filho, e de nada querer dizer, diz-me muito...
mais sobre mim
Junho 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30


Posts mais comentados
Visitas
pesquisar
 
Facebook
Portal dos Sites
blogs SAPO