Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Finalista...

18.06.10, Abigai

 

Decorreu ontem a festa de finalista do G....

Finalista?

Pois é, já quando terminou o infantário e antes de ingressar no 1º ciclo, teve direito a uma festa de finalista com cartola e bengala, como manda a tradição.

Tradição?

Pois é, agora as crianças são finalistas quando terminam o ensino pré-primário e finalistas quando terminam o ensino básico.

É claro que para nós, pais, é giro, é bonito, enche-nos de orgulho, mas não será exagerado?

Ainda agora iniciou a aprendizagem, ainda tem muitos anos pela frente, muitas dificuldades e barreiras a ultrapassar, etc., mas já é finalista!

Não vou dizer que não gostei, é claro que adorei ver a alegria do G. sobretudo no término de um ano difícil, penoso, repleto de obstáculos, o brilho nos seus olhos, o orgulho que transpirava dele...

É claro que gostei.

Mas não me parece muito certo.

Não será desvirtualizar a essência das festas de finalistas universitários?

Os finalistas universitário, usam com o traje académico, no tradicional cortejo da Queima das Fitas, uma cartola e uma bengala com as cores da sua instituição académica como sinal de terem chegado ao fim da vida de estudante.

Mas na verdade, o G., como os seus colegas, ainda tem uma caminhada muito grande pela frente.

Não vou contudo negar que a cerimónia foi muito bonita, bem organizada pela escola e pela professora e até teve direito à presença do presidente da junta de freguesia que entregou os diplomas aos meninos e meninas que tinham na assistência pais e familiares todos babados!

Achei fantástico o Livro de Curso, para mais tarde recordar, com fotos dos colegas, da professora, dedicatórias de todos inclusive dos pais e amigos, um trabalho laborioso totalmente elaborado pela professora, nas suas horas livres, e no qual está bem patente a dedicação e o carinho que sem sombra de dúvida tem pelos "seus meninos", como gosta de dizer.

 

8 comentários

Comentar post