Abigai

Junho 18 2010

 

Decorreu ontem a festa de finalista do G....

Finalista?

Pois é, já quando terminou o infantário e antes de ingressar no 1º ciclo, teve direito a uma festa de finalista com cartola e bengala, como manda a tradição.

Tradição?

Pois é, agora as crianças são finalistas quando terminam o ensino pré-primário e finalistas quando terminam o ensino básico.

É claro que para nós, pais, é giro, é bonito, enche-nos de orgulho, mas não será exagerado?

Ainda agora iniciou a aprendizagem, ainda tem muitos anos pela frente, muitas dificuldades e barreiras a ultrapassar, etc., mas já é finalista!

Não vou dizer que não gostei, é claro que adorei ver a alegria do G. sobretudo no término de um ano difícil, penoso, repleto de obstáculos, o brilho nos seus olhos, o orgulho que transpirava dele...

É claro que gostei.

Mas não me parece muito certo.

Não será desvirtualizar a essência das festas de finalistas universitários?

Os finalistas universitário, usam com o traje académico, no tradicional cortejo da Queima das Fitas, uma cartola e uma bengala com as cores da sua instituição académica como sinal de terem chegado ao fim da vida de estudante.

Mas na verdade, o G., como os seus colegas, ainda tem uma caminhada muito grande pela frente.

Não vou contudo negar que a cerimónia foi muito bonita, bem organizada pela escola e pela professora e até teve direito à presença do presidente da junta de freguesia que entregou os diplomas aos meninos e meninas que tinham na assistência pais e familiares todos babados!

Achei fantástico o Livro de Curso, para mais tarde recordar, com fotos dos colegas, da professora, dedicatórias de todos inclusive dos pais e amigos, um trabalho laborioso totalmente elaborado pela professora, nas suas horas livres, e no qual está bem patente a dedicação e o carinho que sem sombra de dúvida tem pelos "seus meninos", como gosta de dizer.

 

publicado por Abigai às 17:11

Eu acho interessantes estas festinhas, as crianças adoram e os pais ficam contentes, penso que o erro está no nome que se lhes dá, porque finalistas só mesmo aqueles que chegaram ao fim da seu percurso estudantil. Deviam inventar outro nome para este tipo de celebrações.

Beijos
Manu
Existe um Olhar a 18 de Junho de 2010 às 19:44

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



Porque foi a primeira palavra do meu filho, e de nada querer dizer, diz-me muito...
mais sobre mim
Junho 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30


Posts mais comentados
pesquisar
 
subscrever feeds
blogs SAPO