Um bom anti-stress
Porque é um desporto que convida a concentrar-se no objectivo (atingir o alvo), o tiro com arco desenvolve qualidades como a confiança em si e o controlo das emoções. É preciso saber como criar uma espécie de bolha para não se distrair com o vento, a distância ou o ruído dos outros arqueiros, como acontece também noutras disciplinas como a meditação por exemplo. Na linha de tiro o arqueiro está perante si-próprio e o arco. Permanecer calmo e preciso, é uma capacidade que se vai afinando através da gestão da respiração e da concentração. Tudo isso ajuda o arqueiro a livrar-se do stress, quer durante o treino, quer no seu dia-a-dia.
O tiro com arco em exterior combina disciplina e marcha permitindo assim evoluir e arejar tanto o corpo como a cabeça.
E foi com o Tiro com Arco que o meu G. aprendeu a concentrar-se e a controlar a sua hiperactividade. Passados 2 anos de prática deixou a medicação, ingressou num curso profissional que concluiu nos 3 anos necessários com aproveitamento e uma boa média.
Hoje, quando vemos os nossos miúdos hiperactivos ou com outro tipo de dificuldade, evoluir pela positiva, quando ouvimos dos pais que receberam elogios da escola e professores, sentimos que estamos no caminho certo.
É como retribuir ao universo aquilo que nos deu. Nada nos dá mais alegria e felicidade…