Um sucesso...
Domingo passado estivemos numa prova oficial do campeonato nacional.
Tivemos cerca de vinte atletas formados por nós, alguns pela primeira vez em prova.
As provas podem ser um pouco por todo o país, mas das 10 provas previstas no campeonato, apenas temos que fazer um mínimo de 4 para ser elegível para a final, embora, por vezes, para aumentar as probabilidades de ser selecionado seja necessário fazer mais do que o mínimo exigido.
Esta era a cerca de 300km de distância, o que obriga a sair de madrugada, com crianças pequenas, para poder estar a horas e participar da prova. Houvesse mais facilidades financeiras e iríamos de véspera para não ter que acordar às 3 ou 4h da manhã.
Como clube relativamente recente, mas em contacto com a modalidade há mais de 10 anos, quisemos ser diferentes e entendemos que se os atletas levam a nossa camisola, se nos representam, então, também nos cabe a nós patrocinar as suas idas a provas.
Afinal de contas, são eles que nos dão prestígio!
Mas pagar provas a mais de 20 atletas, deslocar-nos a cerca de 300km, fica dispendioso. Pela primeira vez desde que estamos inscritos na Federação e a competir, tivemos que pedir a participação dos atletas e pais de atletas nas deslocações, não tivemos meios financeiros para arcar totalmente com a despesa. Verdade seja dita, também é a primeira vez que temos tantos atletas merecedores de estar em competição, mas se se esforçaram para crescer, se treinaram para isso, não podemos de modo algum não os levar.
Foi um verdadeiro sucesso.
Trouxemos 13 medalhas e 4 troféus por equipa.
Fomos o clube com maior destaque, com maior número de atletas em prova e com a maior taxa de sucesso.
Estamos felizes e orgulhosos do nosso trabalho. Tem sido difícil, a ginástica financeira é muita, uma família de 3 pessoas viver com um rendimento que não chega a 1000 euros contando com o meu trabalho paralelo (os projectos), não é fácil, é uma evidência, mas chegar ao final do dia e ver nos olhos dos atletas toda aquela felicidade, sobretudo dos mais novos, com apenas 9 anos, subir ao pódio, receber medalha e troféu, acaba por valer todos os sacrifícios.
Obviamente, se tivéssemos mais apoio, um patrocinador que olhasse para a modalidade como uma modalidade que dá muito mais do que pede, uma modalidade que traz concentração e auto-estima, que ajuda os mais pequenos no seu crescimento, seria obviamente muito mais fácil.
Tenho enviado e-mails para todo o tipo de empresas, locais, nacionais e até multinacionais, mas quando recebemos resposta, esta é sistematicamente negativa com desculpas do género que apenas apoiam causas sociais e de proximidade… e depois vemos as mesmas empresas a patrocinar equipas locais de futebol que nada ganham, ou até mesmo passatempos na rádio ou outros…
Nós ganhamos.
Nós trazemos sucesso para o município.
Formamos Campeões Nacionais! Nacionais! Não locais ou distritais…
E independentemente de todas as dificuldades, iremos continuar!